Formação – Currículo

ARTE PRÓ VIDA um espaço de formação musical e artística, destinado a jovens talentos, pessoas que já tenham um mínimo de conhecimento em música (instrumental e/ou vocal), e que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades musicais, bem como àqueles que desejam ter aulas de teatro e dança e de aprimorar sua performance. Os participantes do projeto recebem formação teórica e prática – instrumental, vocal, teatro, dança, e ensaios preparativos para as apresentações.

 Fazem parte do Projeto Pedagógico que constitui o Currículo de formação musical e artística do Projeto ARTE PRÓ VIDA as seguintes disciplinas e conteúdos – é a formação artística que cada participante do projeto recebe ao longo de 9 meses (março a novembro de cada ano):

 

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL I

Tema de Estudo – 45h

Propriedades do Som; Notação: pauta; figuras rítmicas; claves; leitura melódica; Tom, semitom e alterações; sinais de repetição; sinais de dinâmica; ponto de aumento e ponto de diminuição; sinais de articulação. Classificação dos compassos; andamento; compasso simples e composto; Unidade de tempo e unidade de compasso; compasso alternado; acento métrico; síncope; contratempo; compasso tético, acéfalo e anacruse. Intervalos: classificação; inversão de intervalos; intervalos compostos; consonância e dissonância; Enarmonia; Escalas: escala maior, escala menor natural, harmônica e melódica; escalas diversas (ciganas, nordestina, blues, tons inteiros); graus da escala. Introdução ao sistema tonal.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com exercícios coletivos e individuais.

OBJETIVOS

– Capacitar o aluno para a leitura e escrita de partituras e cifras;

– Instrumentalizar o aluno com aspectos teóricos diversos, necessários à sua prática musical;

– Desenvolver o solfejo cantado;

– Aprimorar a percepção musical;

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II

Tema de Estudo – 30h

Armaduras e tonalidades; Campo Harmônico; Tons vizinhos; Modulação; Transposição; Harmonia: formação de acordes, cifragem, acordes invertidos; tríades e tétrades; funções tonais; encadeamentos harmônicos; análise harmônica; Modos gregos.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com exercícios coletivos e individuais.

OBJETIVOS

– Aperfeiçoar os objetivos já trabalhados em “Teoria e Percepção Musical I”

ANÁLISE MUSICAL

Tema de Estudo – 15h

Morfologia musical: formas fixas; formas de canção; formas de sonata. Fraseologia: inciso, frase, semi-frase; período simples, período composto, período paralelo, período contrastante, período regular e irregular. Análises fraseológicas.Análise textual: construção poética.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com exercícios coletivos e individuais.

OBJETIVOS

– Capacitar o aluno para a análise morfológica e fraseológica;

– Trabalhar com diferentes formas musicais;

– Reconhecer formas fixas;

– Reconhecer os diferentes elementos fraseológicos;

– Despertar um olhar crítico para com o repertório tocado/cantado/ouvido;

– Reconhecer os diferentes elementos de construção poética/textual

HISTÓRIA DA MÚSICA I

Tema de Estudo – 30h

Linha do tempo da música: da origem da música, seus períodos e datas-chave. Música medieval: cantochão e motetos/ danças, canções e instrumentos medievais/ Ars Nova. Música renascentista: Josquin Des Prés, Palestrina, corais alemães/ música vocal profana e música sacra inglesa/ estilo policoral, música instrumental e instrumentos renascentistas. Barroco: as primeiras óperas e o stile moderno: Monteverdi/ oratório, paixão, corais e cantatas/ música instrumental/ O surgimento dos hinos a partir dos corais alemães; o tonalismo e o desenvolvimento da harmonia; Música clássica: o advento das sinfonias e das sonatas. Música romântica: Lieder; a orquestra romântica; música programática; nacionalismo no séc. XXI; a passagem do romantismo para a música moderna; impressionismo, expressionismo, pontilhismo; politonalidade e tonalidade; música concreta e eletrônica; serialismo; música erudita no séc. XX;

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com audições comentadas e reflexão sobre textos.

OBJETIVOS

– Ampliar o repertório conhecido;

– Reconhecer as características e traços musicais de cada período;

– Conhecer as origens dos diversos estilos e gêneros musicais;

– Derrubar preconceitos musicais;

– Apreciar obras dos grandes mestres da música;

– Refletir criticamente sobre música.

HISTÓRIA DA MÚSICA II

Tema de Estudo – 15h

Gêneros musicais (jazz; música da Indonésia, ilhas e celta; blues; rhythm; rock; soul; reggae; pop; punk; hip hop;)

Música popular brasileira (modinha; samba; bossa nova; jovem guarda; tropicalismo; ufanismo; rock no Brasil).

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com audições comentadas e reflexão sobre textos.

OBJETIVOS

– Ampliar o conhecimento referente a história dos gêneros da música;
– Capacitar o indivíduo a analisar a estrutura e forma sonora, identificando seu gênero musical.
– Analisar a formação musical – harmonia e melodia – e textual, observando a sua relação.

IMPROVISAÇÃO MUSICAL

Tema de Estudo – 15h

Formação de acordes; harmonia funcional; escalas (maior; menor natural; menor harmônica; menor melódica); escalas modais; transposição; modulação; progressão harmônica; arpejos; clichês harmônicos; harmonia aplicada.

METODOLOGIA

Aulas teórico-expositivas, com ênfase na improvisação em conjunto (banda).

OBJETIVOS

– Conhecer as ferramentas de improvisação rítmica, melódica e harmônica; 
– Desenvolver a criatividade;
– Capacitar para o correto uso da transposição;
– Dominar clichês melódicos e harmônicos no seu instrumento;
– Aplicar os conhecimentos de harmonia funcional.

CANTO CORAL I

Tema de Estudo – 15h

Técnicas e exercícios para o uso e aprimoramento da voz. Ensaio de músicas para apresentações.

METODOLOGIA

Aula expositiva

OBJETIVOS

– Conhecer e perceber a importância dos cuidados vocais e reconhecer as consequências do mal uso da voz.

– Conhecer e reconhecer os naipes vocais (soprano, mezzo-soprano, contralto, contratenor, tenor, barítono e baixo).

– Conhecer o mecanismo da respiração;caracterizar seus diferentes tipos e identificar a melhor forma de respirar colocando-a em prática.Identificar os registros vocais, aplicá-los no ato de cantar.

CANTO CORAL II

Tema de Estudo – 15h

Técnicas e exercícios para o uso e aprimoramento da voz. Ensaio de músicas para apresentações.

METODOLOGIA

Aula expositiva

OBJETIVOS

– Conhecer e perceber a importância dos cuidados vocais e reconhecer as consequências do mal uso da voz.

– Conhecer e reconhecer os naipes vocais (soprano, mezzo-soprano, contralto, contratenor, tenor, barítono e baixo).

– Conhecer o mecanismo da respiração;caracterizar seus diferentes tipos e identificar a melhor forma de respirar colocando-a em prática.

– Identificar os registros vocais, aplicá-los no ato de cantar.

PRÁTICA DE BANDA I

Tema de Estudo – 30h

Prática musical orientada em pequenos grupos, com o objetivo de criar arranjos a partir do repertório sugerido e desenvolver habilidades sociais e musicais.

METODOLOGIA

Ensaios guiados por professor responsável;

OBJETIVOS

-Aperfeiçoar a prática instrumental em grupo;

-Fomentar a produção de arranjos;

-Ampliar o repertório.

PRÁTICA DE BANDA II

Tema de Estudo – 30h

Prática musical orientada em pequenos grupos, com o objetivo de criar arranjos a partir do repertório sugerido e desenvolver habilidades sociais e musicais.

METODOLOGIA

Ensaios guiados por professor responsável;

OBJETIVOS

-Aperfeiçoar a prática instrumental em grupo;

-Fomentar a produção de arranjos;

-Ampliar o repertório.

PRÁTICA INSTRUMENTAL INDIVIDUAL I

Tema de Estudo – 15h

Prática musical individual orientada; exercícios de técnica instrumental; criação de arranjos a partir do repertório sugerido.

METODOLOGIA

Aulas práticas;

OBJETIVOS

-Aperfeiçoar a prática instrumental individual;

-Despertar a prática do ensaio individual;
-Desenvolver a técnica instrumental;

-Ampliar o repertório.

PRÁTICA INSTRUMENTAL INDIVIDUAL II

Tema de Estudo – 15h

Prática musical individual orientada; exercícios de técnica instrumental; criação de arranjos a partir do repertório sugerido.

METODOLOGIA

Aulas práticas;

OBJETIVOS

-Aperfeiçoar a prática instrumental individual;

-Despertar a prática do ensaio individual;
-Desenvolver a técnica instrumental;

-Ampliar o repertório

ARRANJO

Tema de Estudo – 10h

Notação musical a partir do software “Musescore”

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com utilização do software livre “Musescore”.

OBJETIVOS

– Dominar o uso de ferramentas tecnológicas para notação musical;

– Exercitar leitura e escrita musical.

MÚSICA E SOFTWARE

Tema de Estudo – 10h

Notação musical a partir do software “Musescore”

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com utilização do software livre “Musescore”.

OBJETIVOS

– Dominar o uso de ferramentas tecnológicas para notação musical;

– Exercitar leitura e escrita musical.

MÚSICA PARA CRIANÇAS

Tema de Estudo – 10h

Repertório infantil. Composição de músicas para crianças.

METODOLOGIA

Aulas práticas e expositivas.

OBJETIVOS

– Compor utilizando a linguagem do público infantil;

– Conhecer técnicas para o ensino de músicas para crianças;

– Ampliar o repertório infantil.

LIDERANÇA E MÚSICA

Tema de Estudo – 10h

Liderança de grupos musicais. Técnicas de condução de ensaio

METODOLOGIA

Aulas práticas e expositivas.

OBJETIVOS

– Perceber diferentes modelos e técnicas para condução de grupos musicais;

– Explorar o uso das ferramentas de liderança em música;

– Despertar postura de liderança.

SONOPLASTIA BÁSICA

Tema de Estudo – 10h

Teoria básica de áudio e sonorização; Fontes sonoras; Captação sonora; Interligação dos componentes do “PA”; Processamento ou mixagem de sinal; Microfonia; Projeção do som; Acústica básica; Operação se Som; Filosofia de trabalho do Operador de Som;

METODOLOGIA

Aulas teórico-expositivas e participativas.

Através de interação e atividades práticas possibilitar a apreensão teórico-prático de um sistema de áudio.

OBJETIVOS

Despertar o interesse dos discentes para uma qualificação da sonorização nas igrejas;

Capacitar, de forma elementar, o indivíduo a identificar e interligar os componentes, mixar e operar um sistema de áudio “P.A.”.

COMPOSIÇÃO MUSICAL

Tema de Estudo – 15h

Composições com diferentes temáticas, público-alvo (crianças, jovens, comunidade em geral, idosos), e gêneros musicais. Técnicas de composição.

METODOLOGIA

Aulas práticas e expositivas.

OBJETIVOS

– Capacitar os educandos na utilização dos elementos de composição;

– Refinar o fraseado musical;

– Aperfeiçoar a elaboração de arranjos;

– Capacitar os indivíduos a harmonizarem as suas composições;

– Promover a elaboração textual..

– Preparar as pessoas a realizarem composições musicais.

 Contatos

Timóteo Petry – Proponente  —  E-mail: timoteo.petry.arteprovida@gmail.com  |  Celular/Whatsapp: (47) 98849-3072
Claus Schwambach – Relações públicas  —  E-mail: claus.schwambach.arteprovida@gmail.com  |  Celular/Whatsapp: (47) 99635-4060